domingo, 2 de março de 2008

PORTO

Bi-Campeão, o Porto actual passeia pelo campeonato, mas sofre ainda de uma crise de competitividade.

Pouco há dizer sobre o campeonato que o F. C. Porto tem feito este ano, só tem duas derrotas e dois empates, pratica um futebol inteligente, onde sem dar espectáculo controla muito bem o jogo e através de transições defesa ataque muito rápidas marca muitos golos. Acabou em 1º do seu grupo na Champions, sendo este resultado um tanto enganador pois o Liverpool só "acordou" nos últimos jogos.
Tacticamente, tal como referi antes, a equipa utiliza um futebol de transições puras. O seu 4x3x3 gira à volta das movimentações de Lucho, sendo este um médio muito vertical e exímio tanto no passe como na conclusão. Logo que a jogada de ataque é iniciada o 1º passe é geralmente curto de P. Assunção para Lucho e este com a sua excelente visão de jogo coloca a bola na zona mais forte do jogo portista: as alas. Como possuí jogadores talhados para tal (especialmente Quaresma) os extremos ganham muitas vezes a linha de fundo e cruzam para a área onde aparece Lisandro. A equipa também utiliza muito a subida dos laterais para iniciar a transição, sendo Bosingwa uma referência neste tipo de jogadas.
Com a inclusão de Farías no eixo de ataque, o Porto ganha uma maior capacidade goleadora mas perde a "asa" direita do ataque.
A nível defensivo a equipa é bastante estável mas tem alguns problemas que caso sejam melhor analisados por outras equipas podem ser fatais. Como joga com extremos pouco defensivos e laterais bastante ofensivos a defesa fica muitas vezes exposta pelas alas, sendo por aí, por exemplo, que o Sporting marcou os golos. A equipa ainda consegue disfarçar essa situação com a o recuou de P. Assunção para o eixo da defesa funcionando como um libero e as compensações que R. Meireles faz às subidas de Bosingwa. Outro problema da equipa é a sua incapacidade de controlar o meio-campo contra equipas com uma linha de 4 elementos no nessa zona, pois aí surgem os 2 pontos fracos da equipa: os laterais ofensivos e um problema de todas as equipas que jogam em 4x3x3, a falta de unidades a meio-campo. Infelizmente esta equipa foi talhada especificamente para o 4x3x3 logo não tem jogadores para alterar o desenho.
Esta situação não afecta muito o rendimento dentro de portas mas a situação é totalmente diferente na Liga dos Campeões, onde o Porto sofre muitos golos muito por culpa das equipas da prova jogarem num 4x4x2 clássico. Muita gente acha que a pouca competitividade da Liga portuguesa afecta o rendimento do Porto na Champions, opinião de que também concordo. Pois se as equipas portuguesas fossem suficientemente boas já teriam dado conta das fragilidades da equipa, e fazendo com que o Porto não seja tão surpreendido pelas equipas estrangeiras.

O jogador do Porto que mais admiro: P. Assunção

É talvez o jogador mais discreto da equipa do F. C. Porto, e na minha opinião o melhor médio-defensivo do futebol português. Tacticamente perfeito e altamente eficiente, é muito forte na marcação individual e tem uma boa capacidade de sair a jogar, característica essa importantíssima no futebol moderno.

O meu onze para o Porto


4 comentários:

Anónimo disse...

Começando pela Champions, o grupo do Porto era de longe o mais acessível no que a equipas portuguesas diz respeito. O mais "perigoso" adversário, o Liverpool, fez apenas o mínimo indispensável para passar. O mesmo é dizer que não jogou nada de jeito até precisar...

De facto, Lucho é um jogador tecnicamente exímio, e a capacidade da equipa em jogar pelas alas ajuda muito, principalmente com o grande aproveitamento por parte de Lisandro. Se Quaresma e Bosingwa trabalham, geralmente, bastante bem, já a inclusão de Farías é discutível precisamente pelo que referiste.

No que concerne à defesa, o Porto dá-se melhor em competições internas porque também tem uma maior liberdade para cometer faltas que passam impunes. Nas competições europeias não é assim, daí que pareça mais frágil a defesa azul e branca.

Não tenho propriamente um jogador que eu admire no Porto, mas reconheço valor a um ou outro jogador, principalmente Lucho.

No teu desenho da equipa tirava o Bruno Alves, isto tanto porque não o considero um grande defesa como porque abomino a sua atitude. Mas também não morro de amores pelo Pedro Emanuel portanto... :P

Daimao disse...

Também não sou muito fã da dupla de centrais do porto, mas é a que tá mais rotinada e o B. Alves não comete tantas faltas como na Liga Portuguesa (faltas que são mais agressões que outra coisa...).
Incluí o farías pois é mais dado ao golo que o Tarik, além do porto poder trocar o esquema táctico com a colocação de R. Meireles na outra faixa (sem recorrer às substituições) fazendo um 4x4x2 ou mesmo um 4x2x4, táctica essa indispensável na Liga dos Campeões pois controla melhor o meio-campo

Anónimo disse...

De facto, o Porto quando por vezes ataca parece alterar o esquema táctico para 4x2x4.

Ah e o Tarik não era para ser dispensado? Ironias... XD

Anónimo disse...

Vejo que falas de forma segura sobre futebol,prova que a tua não é uma "geração rasca",como nos querem fazer crer.Diria antes que vivemos num país "arrasca" e que precisamos de jovens seguros e positivos para pegar o "touro pelos cornos",isto é,a juventude deve de maneira construtiva participar mais na sociedade.
Como Angolano,fico orgulhoso por visitar o teu blog.

Aguardo a tua visita aos meus blogs:http://revolucaodasmaquinas.blogspot.com/